segunda-feira, 28 de março de 2011

Pré-Conceito sobre Moda

Olá meninas, fazia tempo que queria fazer um post, mas não sabia sobre o quê, ai me veio na cabeça o assunto que eu mais estou lendo e estudando sobre: MODA.
Muitas pessoas têm preconceito com a moda, até minha avó falou "Por que não trocou por Farmácia?" quando eu disse que tinha conseguido mudar Gestão por Design de Moda.
Roupa é um "acessório" que está presente na vida de todos desde o primeiro minuto do nascimento até a morte.
Já ouvi tanta gente falar que moda é futilidade, como assim futilidade? Por que você se veste então? Aí vem de resposta: “Porque não é ético andar sem roupa por ai”.
Uma das razões para se vestir, claro que é essa, mas existem várias outras que vêm antes, por exemplo: diferenciação (pode ser pra diferenciar desde membros de uma tribo, a um time de futebol), para proteção (se proteger do frio, calor, neve, vento), para mostrar status (nobres mostrando para a burguesia que eles tinham mais status) e por último o pudor.
Ninguém admite, mas se vestimos para os outros, porque quando você está em casa, sozinho, fica de pijama, e quando precisa ir ao mercado se troca? Pra você? Se existisse só você no mundo, você tiraria o pijama para ir ao mercado?
A moda está em todos e em tudo, até mesmo uma fábrica de móveis, vai se atualizando nas tendências porque ninguém quer ir comprar móveis para uma casa nova e se deparar com aqueles coloridos dos anos 80.
Acho que as pessoas deveriam parar de ser preconceituosas com algo que necessitam tanto e abrir mais a cabeça. E quando falam que eu sou sem cultura em estar cursando moda ou algo assim, eu falo pra eles “sem cultura são vocês que desdenham de um assunto tão importante que é a moda”.

2 comentários:

  1. Eu também to estudando isso, em Teoria da Moda! E concordo plenamente em tudo que você falou. Muita gente vem me falar que minha faculdade é "fácil" ou "fútil", porque acham que a gente só fica desenhando e aprendendo a se vestir... Fútil são eles por pensarem assim né?

    ResponderExcluir
  2. Tem meu apoio para essa revolução contra pessoas que pensam isso

    ResponderExcluir